Honraria será entregue na área de Defesa dos Direitos Humanos na 13ª Semana Legislativa

Foi votado e aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado desta segunda-feira, dia 22, o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 16/2024, que concede o Certificado de Mulher Cidadã. A proposição homenageia Bertha Zanatta na área de "Defesa dos Direitos Humanos" , durante a 13ª Semana Legislativa, em maio. Seguindo a Lei 1.814/2011, a indicação é da bancada do PSDB, composta pelos vereadores Celso Fioreze e Professor Daniel.
Bertha Zanatta é nascida em São Miguel do Oeste (SC) e é filha dos gramadenses Ivo Zanatta e Anita Crivelatti Zanatta. Aos 16 anos acompanhou seus pais no retorno ao Rio Grande do Sul. Morou em Canela alguns anos, mas sempre trabalhou em Gramado, onde reside desde 2013.
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1997 na cidade de Campo Grande (MS). Entre 2003 e 2008 atuou, já em Gramado, em escritório próprio, desenvolvendo principalmente projetos residenciais. No ano de 2016 fez especialização em Acessibilidade Arquitetônica. Atua para eliminar barreiras e promover a inclusão social através de uma arquitetura mais humana e universalista. Atualmente trabalha desenvolvendo não somente projetos de acessibilidade, mas também ministrando palestras e consultorias para outros profissionais da arquitetura e da engenharia civil.
Desde 2023 é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Gramado (Comped) e vem continuamente desenvolvendo projetos e ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência no município de Gramado.
O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) esteve ausente da sessão em virtude de internação hospitalar/atestado médico. Os demais aprovaram a indicação por sete votos, tendo em vista que o presidente Cícero Altreiter (MDB) vota somente em caso de empate.

Data de publicação: 23/04/2024

Créditos das Fotos: Paulo Vargas/Câmara de Gramado