Todo protocolo de Geminação ou Irmandade precisa de dois momentos: quando se declara a intenção e quando se formaliza legalmente esta mesma intenção. Estas intenções precisam ser aprovadas pelas Câmaras Municipais dos municípios que praticam as irmandades. As Secretarias de Assuntos Internacionais dos países também fazem parte deste processo.
   Geminar ou Irmanar quer dizer: fazer duas terras serem mais próximas em sonhos e realidades, mesmo sendo distantes e diferentes. Terem vontade de fazer alguma coisa juntas. Serem parceiras voluntárias da cultura interativa pela vontade e ações políticas destas mesmas cidades. Não deve ser apenas um ato político, mas de intercâmbio em todas as áreas do conhecimento humano e das culturas sociais.
   A palavra Irmandade é usada mais entre os países americanos. A palavra Geminação, entre os países europeus, mas significam a mesma coisa: terras irmãs, ou seja, geminadas. As Irmandades ou Geminações são espaços oficiais de intercâmbio social, político e cultural da maior importância para quem as pratica. Aproximam e fomentam energias capazes de ampliar relações que poderiam demorar muito mais para acontecer.
   Gramado tem desenvolvido relações fraternas oficiais com outros países. Diálogos que favoreceram o crescimento e o desenvolvimento do Município e, ao mesmo tempo, possibilitaram que outros povos soubessem do que somos capazes de fazer e de oferecer.

TERRAS IRMÃS DE GRAMADO

- PUERTO VARAS, no Chile;
- MALDONADO, no Uruguai;
- ANGRA DO HEROÍSMO nos Açores, Portugal;
- ÓBIDOS, em Portugal;
- LEVICO TERME, na Itália.



PUERTO VARAS

   Gramado realizou a Irmandade (Irmandad) com Puerto Varas, no Chile. Em 3 de novembro de 1991, à noite, no Hotel Serrano, aconteceu a solenidade de assinatura do convênio, com jantar oferecido pela Prefeitura Municipal. O acordo foi assinado pelo prefeito Nelson Dinnebier, de Gramado, e pelo alcaide Guido Rehbein Felmer, de Puerto Varas. O elo da Irmandade é o Mercosul, que na época incentivava o turismo nas fronteiras internacionais. Não houve assinatura em Puerto Varas.

História de Puerto Varas

A fundação de Puerto Varas remonta ao ano de 1853, quando uma série de ações governamentais foi levada a cabo pelo governo - que pretendia incorporar territórios desabitados da zona sul ao resto do país. Ao ser criado o território de Colonização do Lago Llanquihue, por Decreto Supremo do Ministério do Interior, em 27 de junho de 1853 se começa com um crescente povoamento da zona com imigrantes vindos principalmente da Alemanha.
Dentro das principais localidades que formam a Comuna se destaca Puerto Varas como sede e Nueva Braunau, Ensenada, La Fabrica, Colônia Três Puentes, Colônia Rio Sur, Rio Pescado, Ralún, Petrohué, Peulla, Santa Maria e uma parte da nova cidade satélite de Alerce. A cidade de Puerto Varas é considerada um dos centros urbanos principais, possuindo mais de 10.000 habitantes e pelo seu peso demográfico e sua lista funcional organizada, se destaca de todo o sistema urbano regional.
A Comuna de Puerto Varas se encontra situada no extremo centro sul do país. Possui uma superfície aproximada de 4.087 km², correspondente a 6% da superfície regional e a 26% da Província. Pertenece à Província de Llanquihue, sendo uma das cinco províncias que contornam a Região dos Lagos. As características geográficas são marcadas pela proximidade da Cordilheira dos Andes, cujas principais alturas fazem parte de seu cenário. É um centro turístico e sua formação alemã aproxima muito Gramado com este espaço latino.


MALDONADO

   Gramado irmanou com Maldonado, no Uruguai, em 13 de agosto de 1993, quando foi assinada a Carta de Intenções de Irmandade (Irmanamiento), em Gramado, durante o Festival de Cinema. O Convênio de Relações Fraternas foi assinado em Gramado, em 5 de maio de 1994, durante a II Semana de Integração Cultural entre Brasil/Uruguai. Assinaram os documentos o prefeito municipal de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci, e o intendente da Câmara Municipal de Maldonado, Dom Domingo Burgueño Miguel. Os dois eventos aconteceram no Cine Teatro Elisabeth Rosenfeld, no Centro Municipal de Cultura - onde hoje é a Casa Legislativa.
   Esta Irmandade tem provado o quanto estas ações podem fazer pelo turismo americano, também estimulado pelo Mercosul.

História de Maldonado

  A povoação de Maldonado iniciou em 1755, realizada pelo Governo de Montevedéo, por José Joaquim de Viana, sem ordem expressa do rei. O Departamento de Maldonado está situado no litoral fluvial e marítimo do Rio da Prata e do Oceano Atlântico. Ocupa uma superfície de 4.793 km² no Sudoeste da República Oriental do Uruguai. Tem uma costa de 100 km sobre o Rio da Prata e o Oceano. Apresenta um grupo de colinas e serras que a atravessam de norte a sul, separados por rios e arroios. Se podem apreciar as elevações mais importantes do país, como o Cerro Catedral, de 513 metros de altitude. Três condições o distinguem dos demais departamentos do país, pois tem costas, serras e bosques.
  Os centros mais importantes são a cidade de Maldonado, capital do Departamento ou Município, Punta del Este, Piriápolis, San Carlos, Pan de Azucar e Aigua, sem contar os demais pequenos centros povoados.
As principais atividades que se desenvolvem no departamento estão relacionadas com o turismo, o qual tem se tornado a principal atividade econômica. Ainda são importantes a agricultura, a pesca, o granito.
Desde o período colonial, Maldonado era a segunda cidade da Banda Oriental, pela sua posição estratégica importante na entrada do Rio da Prata, com seu amplo e seguro porto. Por isto sempre teve a atenção especial dos reis de Espanha e foram favorecidos tanto no aspecto militar, como religioso e social.


ANGRA DO HEROÍSMO

   Em 9 de março de 2004, Gramado geminou com Angra do Heroísmo, nos Açores, Portugal, assinando a Carta de Intenções. A intenção foi buscar, nesta Geminação, o reencontro com suas raízes lusas com um turismo que desponta nos países europeus. O documento foi assinado pelo prefeito Pedro Henrique Bertolucci, de Gramado, e pelo presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Sérgio Humberto Rocha de Ávila.
   Em 22 de outubro de 2012 aconteceu a assinatura do Protocolo de Geminação, dentro das comemorações dos 260 anos do Povoamento Açoriano no RS, na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado. O documento foi assinado pelo engenheiro José Élio Valadão Ventura, vice-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e por Luiz Antônio Barbacovi, vice-prefeito em exercício de Gramado.

História de Angra do Heroísmo
 

  O Arquipélago dos Açores (9 ilhas), em Portugal, fica a cerca de 1.500 km a oeste da Península Ibérica (Lisboa) e possui um Governo Regional autônomo. Angra do Heroísmo situa-se na Ilha Terceira e é um município muito festeiro, como Gramado. Angra do Heroísmo é um dos pólos da Universidade dos Açores e um dos centros administrativos da Região Autônoma dos Açores.
  O Conselho de Angra do Heroísmo (Câmara Municipal) tem domínio sobre 240 km² e uma população aproximada de 40.000 habitantes de uma comunidade histórica que remonta às grandes descobertas portuguesas e que traz no seu dia a dia o cantar, o vestir, o viver e o agir herdado dos antepassados, com uma galhardia que só a simplicidade da cultura pode entender.
Angra do Heroísmo é formada por 19 freguesias (bairros ou localidades) e tem sua altitude máxima na Serra de Santa Bárbara, com 1.023 metros.



ÓBIDOS

   Gramado tem outro município Irmão em Portugal. A Carta de Intenções de Irmandade (Geminação) com o município de Óbidos foi assinada em 21 de novembro de 2007, demonstrando o interesse de ambos em Geminar. Foi assinada a 2ª fase da geminação em Óbidos, em 21 de janeiro de 2008, pelo prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci, e pelo presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Henrique Correia Daniel Faria.

História de Óbidos


  O Conselho de Óbidos possui população aproximada de 11.000 pessoas, numa área de 144 km², distribuídos em nove freguesias: A. dos Negros, Amoreira, Gaeiras, Santa Maria e São Pedro (Óbidos), Olho Marinho, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau. Todas ligadas por fáceis acessos.
  No Conselho de Óbidos podem ser encontrados o sossego e a paz que emanam do interior. Formosas “quintas” (sítios particulares) acentuam a beleza da região. Num raio de 20 km, do núcleo que é a Vila de Óbidos, existem praias com banhos do mar português. Atraídos pelas belezas e riquezas deste Conselho, numerosos visitantes o elegeram como local de veraneio, especialmente nos arredores da Lagoa de Óbidos.
  A administração é feita pela Câmara Municipal, através de um presidente, um vice e três vereadores.
 A Vila Museu, sede do Conselho, soube crescer e evoluir respeitando e mantendo vestígios de várias épocas, estilos e culturas. Uma Vila Medieval, cingida por larga muralha que abriga um labirinto de ruas estreitas e irregulares, bem como um casario branco de uma herança cultural, hoje, sinônimo de turismo cultural.


LÉVICO TERME

   A assinatura da Carta de Intenções de Irmandade (Gemellaggio) com Levico Terne, na Itália, aconteceu em cerimônia informal no dia 20 de novembro de 2010, no Serra Park, durante o 22º Festival do Turismo. A Carta de Intenções foi assinada pelo prefeito Nestor Tissot, e por Werner Acler, delegado do Prefeito de Lévico Terne. O Gemellaggio em Levico Terme aconteceu em 28 de agosto de 2011, na presença do então vice-prefeito Luiz Antônio Barbacovi, de Gramado, e pelo prefeito de Terme, Gianpietro Passamani.

História de Lévico Terme

  Levico Terme se localiza na região montanhosa da Província de Trento. Uma cidade de aproximadamente 7 mil habitantes que recebe mais de 1 milhão de turistas por ano. As principais atrações da cidade são eventos como: a Feira de Natal, que acontece de 22 de novembro a 6 de janeiro; a Estação de Águas Termais, de abril a outubro; e a Estação de Esqui, no inverno. A cidade é conhecida também pelo queijo Vezzena, produzido a partir de pastagens localizadas a 1.600 metros de altitude e pelo Lago de Levico, com inúmeras atividades durante o verão. O Lago Levico foi formado em tempos relativamente recentes, devido à construção de uma barragem.
  O nome de Levico apareceu pela primeira vez em um documento datado de 29 de outubro de 1184. Em 1º de abril de 1894, Levico foi elevada à categoria de cidade pelo imperador Franz Joseph I, e em 1896 acolheu a abertura da estrada de ferro Valsugana. A cidade foi duramente afetada pela devastação da Grande Guerra e a reconstrução foi muito lenta.
  Levico Terme é composta por seis distritos: a Igreja (noroeste), Furo (nordeste), Grande (sudoeste) e Cortina (sudeste), no centro da cidade; Oltrebrenta, que inclui todas as aldeias ao sul do rio (Barco, Santa Juliana, Quaere); e Selva, que inclui o site vila homônima imediatamente adjacente ao leste do núcleo principal.

Pesquisa: Marília Daros - Historiadora

Compartilhe!