Integrando a Semana da Conscientização sobre o Autismo promovida pela Câmara de Vereadores de Gramado, aconteceu nesta terça-feira, dia 2 de abril, uma palestra com o psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia pela UFRGS, Kalil Maihub Manara. Ele falou dos avanços no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no SUS.
O evento foi aberto pelos vereadores da Comissão das Pessoas com Deficiência (PcD), presidente Neri da Farmácia (Progressistas), vice-presidente Professor Daniel (sem partido), e membro Rodrigo Paim (MDB), grupo que intermediou a realização do evento. "É muito importante esta movimentação da comunidade porque é assim que as coisas vão acontecendo. E esta Comissão está aqui justamente pra isso, para ser um elo entre as demandas de vocês, o Executivo e tantas outras camadas sociais", declarou Neri.
O presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas da Região das Hortênsias (AMA) Elisandro Viana, e a diretora operacional da entidade, Madalena Lucimar de Souza Silva, falaram também sobre o trabalho de acolhimento que a associação desenvolve com as famílias de quem convive com o autismo. "A AMA foi fundada no ano de 2017, a partir da união de familiares
de autistas, que decidiram organizar-se para buscar apoio à causa. É uma entidade fiscalizadora do cumprimento dos direitos das pessoas com autismo, de apoio aos familiares, de luta pela implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento, a autonomia e a qualidade de vida da pessoa com TEA", explicaram Elisandro e Madalena.
Durante a palestra, Kalil abordou as diretrizes para o cuidado de pessoas com TEA no SUS, abordou a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), diagnóstico, tratamento e os possíveis caminhos para qualificar o atendimento no sistema público de saúde. "Esta rede do SUS que tem uma ideia de cuidado integral por trás, atualmente está sobrecarregada, durante meu mestrado ouvi muitos profissionais tendo que limitar o acesso a determinadas intervenções porque não tem profissional suficiente para atender", avaliou Maihub.
O palestrante concluiu ressaltando a consolidação dos processos de criação de diretrizes como política pública participativa, baseadas em evidências, e reafirmou a importância de investir em qualificação e pesquisa para avanços nesta temática tão necessária e importante.

Data de publicação: 03/04/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado