Saúde mental em pauta: Câmara de Gramado segue debatendo bem-estar dos adolescentes

por Gustavo Silva publicado 17/10/2025 16h14, última modificação 17/10/2025 16h18

Oficializada por meio da Lei nº 4.460/2025, Gramado conta agora com a Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente, instituída a partir de um projeto de lei elaborado pelos Vereadores Jovens da Câmara Municipal. Embora a semana já tenha sido celebrada, o tema continua em pauta no Legislativo e inspirou novas ações de conscientização.


Na tarde de ontem (16), a vereadora Vivi Cardoso retornou à Escola Municipal Gentil Bonato, acompanhada de sua Vereadora Jovem Larissa Guimarães de Moura, para dialogar com os estudantes sobre qualidade de vida, bem-estar e os desafios do cotidiano escolar e pessoal.

A conversa foi conduzida pela psicanalista Ângela Badalhamente, que compartilhou reflexões sobre o cuidado emocional e a importância de desenvolver um olhar atento às próprias emoções e às relações com o outro.

Esta é a segunda ação que realizamos na escola. Primeiro, conversamos com os professores e agora com os alunos. A saúde mental está em debate, e precisamos estar sempre atentos à vida dos nossos jovens — apoiando, estimulando e despertando neles a reflexão e o conhecimento sobre o mundo. Foi um encontro muito positivo para todos nós”, destacou a vereadora Vivi Cardoso.

Com iniciativas como essa, a Câmara Municipal de Gramado reafirma seu compromisso com o futuro da cidade, aproximando o Legislativo das escolas e incentivando o protagonismo jovem. Um trabalho que une escuta, aprendizado e cidadania para formar uma comunidade mais saudável, consciente e participativa.