Chama cívica marca início das celebrações da Independência em Gramado
O espírito cívico tomou conta de Gramado. Nesta segunda-feira, dia 18, a comitiva da 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria trouxe a chama que marca o início da programação alusiva à Independência do Brasil. A centelha, conduzida pela Liga de Defesa Nacional, simboliza a união e o patriotismo que envolvem esta importante data.
A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, reunindo autoridades, entre elas o presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, e a vereadora Fernanda Pereira Dias.
O tema nacional de 2025 é o bicentenário de Dom Pedro II, imperador que governou o Brasil por quase cinco décadas e deixou um legado marcado pelo avanço das ferrovias, pela chegada do telefone, pela fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e pelo apoio ao Museu Nacional. Dom Pedro II também foi grande incentivador das artes e da cultura, promovendo o desenvolvimento de áreas como teatro, música, literatura, pintura e fotografia.
Com sua presença ativa nos eventos cívicos da cidade, a Câmara de Vereadores reafirma seu papel de valorização da história, da educação e da cidadania, fortalecendo o protagonismo de Gramado na preservação da memória nacional.