17ª edição do Festival de Gastronomia aproxima comunidade e reforça identidade local
De cada terra, um sabor. De cada sabor, uma história. Está chegando mais uma edição do Festival de Gastronomia de Gramado, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e promovido pela Gramadotur. O evento, que chega à sua 17ª edição, será realizado de 9 a 19 de outubro, no Lago Joaquina Rita Bier, celebrando a riqueza e a diversidade da culinária gaúcha.
Na última terça-feira, o presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, acompanhado dos vereadores Rafael Ronsoni e Profª Denise, recebeu o presidente da entidade, Marcelo Wazlawick, a executiva Gabriele Grespan e demais representantes da diretoria da Abrasel. Durante o encontro, foram apresentados os conceitos e as novidades que vão marcar o festival deste ano.
Em 2025, o festival reforça seu compromisso com as origens da gastronomia do Rio Grande do Sul, valorizando a autenticidade dos ingredientes, a pluralidade das influências culturais e a narrativa presente em cada prato. Da herança indígena à imigração europeia e oriental, a culinária gaúcha é um verdadeiro mosaico de histórias e sabores transmitidos de geração em geração.
Um dos destaques desta edição será a maior aproximação com a comunidade local. Para isso, o evento contará com o apoio fundamental do Senac Gramado, que promoverá aulas-show voltadas às escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa permitirá que estudantes conheçam de perto o universo da gastronomia, explorando técnicas, sabores e tradições que fazem de Gramado um destino singular.
“Estas aulas foram uma ideia dos vereadores, que nós, como entidade, recebemos de braços abertos. Será uma oportunidade única para os alunos entenderem a importância da gastronomia local e como ela se tornou um símbolo de Gramado. Tenho certeza de que será um sucesso”, destacou Marcelo Wazlawick.
A Câmara de Gramado é apoiadora integral do evento. Por meio de emendas impositivas dos vereadores, foram destinados R$ 150 mil para a realização desta edição. Além disso, o Legislativo será responsável por viabilizar o transporte dos alunos para participarem das aulas-show no Lago Joaquina Rita Bier.
“Será um festival lindo e mágico, e é gratificante poder proporcionar esse conhecimento às nossas crianças, especialmente no mês dedicado a elas. Assim, desde cedo, elas terão contato com um dos setores mais importantes da economia local: a gastronomia. Parabéns pela iniciativa e vida longa ao Festival de Gastronomia”, afirmou o presidente Ike Koetz.
Com ações concretas, a Câmara de Gramado reafirma seu papel como agente ativo no fortalecimento da cultura, do turismo e da economia local, garantindo que eventos de grande relevância tenham ainda mais impacto para a comunidade.