Casos da doença não são registrados

Gramado é considerado município infestado pelo mosquito da dengue

Casos da doença não são registrados

O secretário de Saúde, João Teixeira realizou coletiva de imprensa na tarde de hoje (20), informando que, baseado nos requisitos nacionais, Gramado passa a ser considerado município infestado pelo mosquito da dengue. Ele destacou também que não há casos das doenças de dengue, chikungunya e zika na região.

O Secretário convocou a imprensa após a notificação da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado informando que o Município passou à condição de infestado por Aedes Aegypti. A Regional é formada por 49 municípios, sendo 18 infetados, após Gramado entrar na lista e o estado, dos 497 municípios, 323 estão na listagem.

O Secretário também informou que os números das doenças transmitidas pelo mosquito diminuíram consideravelmente no estado nos últimos anos, e que com a chegada do inverno e o cuidado intensivo, Gramado deverá erradicar os focos logo.

O foco do mosquito transmissor foi encontrado no loteamento Vila do Sol, bairro Várzea Grande, onde três pontos apresentaram larvas. Atualmente a Secretaria de Saúde conta com 6 agentes de campo, e esse número, pela norma nacional deve ser aumentado para 15, face essa infestação. Alguns agentes de saúde serão integrados ao processo para dar celeridade.

Nos próximos dois a três meses os agentes estarão visitando todas as residências/comércios de Gramado para evitar a proliferação do mosquito e retirar qualquer foco possível de desenvolvimento da espécie. Os agentes estarão devidamente uniformizados com coletes verdes ou pretos, da Prefeitura, e devem ser recebidos pela comunidade de Gramado para vistorias.

A Secretaria solicita apoio a dos gramadenses para erradicar o mosquito. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone (54) 3295-7100 ramal 4.

“A Câmara vai auxiliar na divulgação e no que for possível para que o mosquito seja erradicado o quanto antes. Clamamos para que a comunidade abra as portas de suas casas e comércios, que cuide com os pontos de proliferação extinguindo-os e também que faça denuncias de possíveis locais contaminados”, disse o presidente da Câmara, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) que acompanhou a coletiva.

Data de publicação: 20/03/2019