A Câmara promoveu quinta-feira (22) Sessão Especial para debater com Secretários Municipais, Promotoria Pública e Corsan a questão do desabastecimento de água em Gramado.

Ao final foi aberto espaço para os Vereadores e a pedido da comunidade, mesmo não se tratando de Audiência, foi oportunizada a participação dos mesmos que tinham suas reivindicações e colocações.
Sessão debate desabastecimento
de água

No intuito de apresentar a real situação a secretária interina do Meio Ambiente, Cristiane Banderia da Silva falou em nome do Executivo. Ela explicou que o contrato vigente foi assinado em 2004, pelo período de 25 anos e que esta defasado, especialmente após o advento da lei municipal que criou o Plano de Saneamento Municipal, no final de 2016. Cristiane ressaltou que desde que está na Secretaria de Meio Ambiente, início de 2017, muitas reuniões foram realizadas entre Corsan e Executivo, bem como com a Promotoria Pública que está auxiliando na questão. Ela enfatizou que a Cosan não se modernizou durante esses anos, que os equipamentos e serviços estão defasados e que Gramado está pagando por essa falta de atenção do órgão.

Ela apresentou a cronologia desde 2004:

▶Junho de 2004 – Celebração do contrato de concessão

▶ Janeiro de 2007 – Publicação da Política Nacional de Saneamento Básico

▶ Dezembro de 2016 – Aprovação do PMAE

▶ Fevereiro de 2017 – Envio de ofício à CORSAN referente as Ações Emergenciais - sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário

▶ Abril de 2017 – Ajuizada Ação Civil Pública

▶ Junho de 2018 – Assinatura de Convênio de Delegação com a AGERS

▶ Outubro de 2018 – Acordo judicial referente as ACPs – fiscalização das redes de esgoto

▶ Monitoramento contínuo – Fiscalização do contrato de concessão

Cristiane também falou  os Programas, Projetos e Ações Prioritárias e Metas para Saneamento – Água que vão até 2017, tendo ações emergenciais a serem cumpridas, outras a curto, médio e longo prazo. A Secretária apresentou as  ações emergenciais solicitadas pelo município quanto a água e ao esgoto, e depois listou o que foi efetivado pela Corsan.

Na oportunidade também foi falada da Ação Civil Pública impetrada pelo Promotor de Justiça de Gramado, Dr. Max Guazelli contra a Corsan. O Promotor informou que iniciou o processo de cobrança à Corsan em 2011, e que foram quase 3 anos de reuniões sem soluções antes de tomar qualquer medida.

O presidente da Corsan, que assumiu o cargo há quatro meses, Jorge Mello pediu desculpas a comunidade de Gramado, frisou que entende as reclamações e que está aberto a escutar todos e que a entidade esta fazendo diuturnamente ações em Gramado, com mais de 40 profissionais, para resolver primeiro a questão mais grave de falta de abastecimento, e depois algumas questões pontuais de infiltrações que acabam gerando desperdício e falta de abastecimento. Ele assumiu a culpa e disse que a Corsan teria que ter resolvido essa questão a muito tempo, mas não o fez. “Foi encerra na noite de quarta-feira a interligação que vem de São Francisco de Paulo e que irá aduzir mais 30% na disponibilidade de água, mas infelizmente o equipamento deu problema e necessitou-se fazer tudo novamente. Felizmente a água chega no Centro, na tarde de hoje (22). Nos lugares mais distantes amanhã, caso não ocorra nenhum fato fortuito. Nós temos 40 pessoas dedicadas, trabalhando dia e noite, caminhões pipas para atender hospital, asilos e bombeiros. Não vamos fazer qualquer tipo de economia em Gramado, para que se possa manter a população abastecida de água, bem como ao turista. Se tudo der certo, a semana que vem teremos mais 30% de água em Gramado. Agora que esta sendo restabelecido nós temos 200l por segundo, que é o normal da cidade, o ano passado tínhamos os mesmos 200l por segundo, com mais os 30% teremos segurança. Temos um outro problema sério que é  a questão dos vazamentos. A gente tinha a ideia que era um grande vazamento que tínhamos, pois não é possível esses 200l por segundo eles estão no limite, mas não era para faltar água como esta faltando. Destaco que as melhores equipes do Rio Grande do Sul estão aqui. Está acontecendo os vazamentos em ramais, então estamos fazendo uma varredura em todas as Casas. Um exemplo é o da Rua Coberta, localizado ontem, onde o vazamento que deixa 150 metros cúbicos por dia, para um parâmetro uma casa usa por mês 100 metros cúbicos, então é o consumo de 15 casas. Então pode estar escondido debaixo da terra vários vazamentos. Já mapeamos mais de trinta vazamentos que estão sendo consertados. Isso também explica porque o reservatório da Aldeia do Papai Noel não consegue nem encher, pois o consumo é tanto que ele não fica cheio. Vocês podem ter certeza que com essa equipe vamos resolver o problema. Estamos com financiamento aprovado para fazer duas estações de tratamento em Canela e Gramado, estamos com a duplicação da estação de tratamento em Canela, que a água vem de São Francisco, passa por Canela, estamos fazendo uma unidade especial chamada USE que é uma regional aqui, e mais uma estrutura grande para coordenação. Vim pedir desculpas a vocês. A culpa toda é da Corsan, a responsabilidade é da Corsan. Temos que prestar contas a Prefeitura e principalmente para vocês. A Corsan tem um bom lucro em Gramado e a Corsan tem que dar lucro, é claro, pois precisa fazer investimentos. Finalizo pedindo até semana que vem para que o problema esteja resolvido por completo”, disse.

Data de publicação: 26/11/2018