Ontem , dia 12, Leonel Antonio Mattjie fez uso do espaço destinado a comunidade, na sessão ordinária da Câmara, a Tribuna do Povo. Na oportunidade falou em democracia e participação popular.

Leonel faz uso da Tribuna do Povo

“Meu nome é Leonel, moro em Gramado há 10 anos, compareci a sessões legislativas este ano de 2018 para acompanhar as questões que ocupam os nossos representantes e sentir o quanto há espaço para a efetiva participação popular. Sou servidor do Judiciário, sou jurado desta Comarca, não tem a filiação partidária o interesse pessoal apenas o de contribuir para o bom funcionamento das instituições e para minha consciência de cidadão. O aspecto que eu quero tratar nesse espaço é a importância da participação popular, mesmo que seja distância assistindo e comentando pela Internet, pois o trabalho do Vereador e ouvir o povo. A Câmara de Vereadores é um espaço democrático e aberto, e assim deve ser, por isso é chamada de a Casa do Povo e tem o dever de publicidade e transparência, muito por isso a transmissão das sessões por mídias. Em ano de eleição é importante que as pessoas curtiram o sentimento de pertencimento dentro da comunidade e isso começa pelo nosso município, principalmente como está sendo usado o dinheiro, que cada pessoa deposita por tributos na mão dos nossos agentes políticos para serem administradores públicos. Não é preciso que as pessoas interrompam as atividades de rotina, apenas preste atenção nas questões em que o poder público influi na vida de cada um e discutam com as outras pessoas para formar opinião. Embora imprensa cumpra seu papel de informar e por vezes causa alvoroço divulgando valores de cargos é importante saber e consultar, se a curiosidade, que os gastos públicos estão disponíveis no site da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, inclusive e salários dos servidores Públicos e dos agentes políticos, isso é porque o dinheiro é público, e o público, nós deve saber onde vai parar e como é gasta essa gestão de dinheiro. Sou servidor público, qualquer um pode consultar o vencimento do meu cargo porque a origem do dinheiro é o tributo. Não são eles os políticos, somos nós e os nossos representantes, que devem debater, independentemente da orientação política partidária para resolver problemas locais, como obras, trânsito, transporte, lixo, animais nas ruas, saúde, educação, Uber, índios e tantos outros problemas. O todo é formado pelo conjunto de cada um, ou seja, todos os cidadãos têm a sua parte e fazem a diferença, tanto votando, quanto acompanhando, cobrando e fiscalizando a coisa pública. Nós temos à nossa disposição a lei da Transparência para acesso informação e os Vereadores do nosso município se matam receptivos e disponíveis à população, o que se observa em todas as sessões dessa Casa, na maioria das vezes por muitos pedidos de informação e pedido de providência. Não faltam leis e nem tudo é dinheiro, apesar de Poder Legislativo ter a competência de fazer leis eu constatei que a maioria das questões práticas aqui envolvem atos decorrentes de pedidos da população, que é quem conhece os fatos. É corrente entre as pessoas que o povo brasileiro não tem costume de participar da política pública, porém para ter legitimidade para falar em ética e combate à corrupção, se impõe exercício da cidadania, entendida como a consciência coletiva e participação solidária, para acompanhar e cobrar aplicação e prestação de contas. De nada adianta dizer que o brasileiro paga muito tributo, a Constituição Federal prevê muitos direitos do cidadão que custam caro e, continuaram exigindo arrecadação do nosso bolso, pois não vai ser mudado estrutura dos deveres sociais do Estado. O caminho para o desenvolvimento da sociedade é a boa gestão de todo esse dinheiro, claro que muitas vezes as demandas e angústias tratam de atribuições que não são do ente Municipal ou de competências que não são do Poder Legislativo, e sobre isso cabe difundir informações e conhecimentos sobre a Lei, porém mesmo que seja apenas para expressar em conformidade é importante se apropriar deste espaço, para que ele não seja desprezado, mas sim preservado e fortalecido, pois nós estamos de olho. Eles convidam sempre a comunidade para ocupar a Tribuna do Povo, pois bem assistindo a sessão Legislativa e as manifestações populares eu sinto a importância de um povo se apropriado este lugar e por isso, como eleitor da cidade, fiquei com vontade de vir aqui convidar os gramadense para pensar em aqui comparecer para dividir suas ideias, demandas e opiniões sobre a coisa pública ou simplesmente prestar atenção no que eu faço obrigado pela atenção de todos”, disse.

Data de publicação: 13/03/2018