Presidência solicita integração ao comitê em virtude da alta demanda dos gramadenses em busca de informações

Desde que o alto volume de chuva atingiu o Rio Grande do Sul e Gramado na semana passada, a comunidade gramadense tem procurado os vereadores para buscar informações mais precisas em relação à situação do município e possíveis encaminhamentos do poder público. Com o intuito de elucidar a maioria destes questionamentos, a Câmara de Vereadores procurou o Executivo Municipal, o qual realizou na tarde desta segunda-feira, dia 6, uma reunião com integrantes do Gabinete de Crise na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Em virtude da alta demanda da população procurando os vereadores, solicitando respostas, o Legislativo havia, ainda na quinta-feira, dia 2, solicitado ao Gabinete de Crise para que incluísse um representante da Câmara no comitê para acompanhamento dos trabalhos. O Gabinete entendeu que a participação do vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), por ter sido secretário de Obras e ter amplo conhecimento das localidades rurais, poderia executar este papel.
Na reunião de ontem foi apresentado um panorama das consequências dos eventos climáticos no município. De acordo com a SMMA, do dia 28 de abril a 4 de maio, Gramado registrou quase 500mm de precipitação, segundo dados obtidos pelo Inmet na Estação Automática de Canela (RS). Diferente de outras cidades gaúchas, o principal transtorno que atinge Gramado não são as enchentes, mas, sim, a movimentação do solo em decorrência deste alto volume de chuvas em tão pouco tempo. "Muita coisa ainda está se mexendo", adianta Cristiane Bandeira, Secretária Municipal do Meio Ambiente, assegurando que todos os estudos estão sendo realizados nas áreas de risco, sendo, inclusive, solicitado apoio do Serviço de Geologia do Brasil para auxiliar com informações mais consistentes e encaminhamentos no caso do bairro Piratini – local com monitoramento permanente em Gramado.
Cristiane, ao lado da procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, que também é porta-voz do Gabinete de Crise, enfatizou a importância da responsabilidade com a transparência e comunicação neste momento crítico. "Queremos que os vereadores compreendam a real situação do nosso município para que nossa comunicação com a comunidade esteja alinhada", complementa a secretária.
Ainda de acordo com as interlocutoras do Gabinete de Crise da Prefeitura, 254 pessoas estão em abrigos na cidade, sendo somente uma idosa hospedada em hotel oferecido por uma rede privada. O presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Altreiter (MDB), reiterou a importância de incluir a presidência do Legislativo, mesmo como ouvidor, nos trabalhos do Gabinete de Crise, a fim de acompanhar mais de perto o trabalho e evolução dos estudos técnicos, sendo uma ponte atualizada de informações com a comunidade.
Além do presidente da Casa, participaram do encontro os vereadores Ike Koetz, Rafael Ronsoni e Neri da Farmácia, do Progressistas, Professor Daniel e Celso Fioreze, do PSDB, e Renan Sartori e Rodrigo Paim, do MDB, bem como o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, e, ao fim do encontro, o promotor de Justiça Max Guazzelli. O prefeito Nestor Tissot e o vice-prefeito Luia Barbacovi também acompanharam a apresentação da SMMA.

Data de publicação: 07/05/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado