Na noite desta segunda-feira, dia 18, durante a 5ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, a cidadã Eliana Fogaça utilizou a Tribuna do Povo para expressar suas preocupações e questionamentos sobre a cobrança de taxa de lixo e de esgoto. Ela destacou que a cobrança da taxa de lixo representa para muitos residentes um ônus significativo. Eliana destacou o valor anual de R$ 419,35 por domicílio, mencionando casos de conhecidos que enfrentam dificuldades financeiras, pagando valores ainda mais elevados, como R$ 578,44, devido à inclusão da taxa de lixo no IPTU.
Ela trouxe à tona a situação de uma propriedade específica, onde reside uma família com renda limitada, enfrentando problemas de saúde. Eliana ressaltou as dificuldades em obter isenção ou redução da taxa devido à propriedade estar registrada no nome dos filhos da falecida mãe, resultando em dificuldades burocráticas.
Além disso, levantou a questão da equidade na cobrança da taxa de lixo, destacando que em sua própria residência, onde vivem oito pessoas, a taxa é a mesma que em domicílios menores. Ela propôs uma revisão do sistema de cobrança, sugerindo uma abordagem mais justa, onde a renda e as dificuldades individuais dos moradores fossem consideradas.
Outro ponto levantado foi o lixo verde, onde Eliana questionou a necessidade de pagar por um serviço que não utiliza, devido à sua prática de compostagem no seu próprio terreno. “Eu acho injusto a minha taxa de recolhimento de lixo porque como é um anexo que o meu pai fez, eu não coloco lixo verde na rua porque eu ocupo todo ele no meu terreno, são estas questões que eu acho que a gente deveria passar a se perguntar e rever com o Poder Executivo se realmente tá justo”, enfatiza Eliana. Ao concluir, ressaltou a necessidade de revisão das políticas vigentes para garantir um sistema justo e acessível a todos os cidadãos.

Data de publicação: 19/03/2024

Créditos das Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado