O governo federal anunciou a abertura de mais 100 unidades dos institutos federais (IFs) no país até o final de 2026 e Gramado está entre as cidades contempladas

O governo federal anunciou a abertura de mais 100 unidades dos institutos federais (IFs) no país até o final de 2026 e Gramado está entre as cidades contempladas. A notícia foi recebida com muita alegria nesta terça-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores de Gramado, tendo em vista que foi através do Legislativo gramadense que as mobilizações iniciaram.
“Acompanhamos as notícias nesta manhã por meio dos canais oficiais do Ministério da Educação e ficamos muito contentes em saber que todo o esforço irá reverter em ensino profissionalizante de qualidade para nossa comunidade. A Câmara e os vereadores irão acompanhar os próximos passos para que o Instituto Federal se torne realidade no nosso município”, declara o presidente, vereador Cícero Altreiter (MDB).

RELEMBRE A MOBILIZAÇÃO

> Em fevereiro de 2023, os vereadores de Gramado, juntamente com a diretora da Escola do Legislativo na época, Juliana Sehn, realizaram uma visita técnica ao Instituto Federal de Bento Gonçalves com o intuito de iniciar os diálogos para implantação de uma unidade em Gramado.

> No dia 23 de março de 2023 a Câmara de Vereadores promoveu uma importante reunião que apresentou um panorama institucional dos benefícios da implantação de um Instituto Federal em Gramado. Além dos vereadores, representantes de entidades, de deputados e do Executivo Municipal estiveram presentes no encontro. Na ocasião, o pró-reitor de Desenvolvimento do Instituto Federal, professor doutor Amilton Figueiredo, abordou todo o trabalho realizado pela rede federal.

> Gramado assinou no dia 10 de maio de 2023 uma carta de apoio institucional para implementação do IF no município com assinaturas do presidente do Legislativo na época, Celso Fioreze (PSDB), e pelo então prefeito em exercício, Luia Barbacovi.

> Em 18 de maio de 2023 uma grande comitiva organizada pela Câmara de Vereadores foi até a Assembleia do RS buscar apoio das bancadas partidárias do Estado. O grupo formado por vereadores e representantes do Executivo Municipal se reuniu com deputados das bancadas do PCdoB, do PL, Republicanos, PSDB, Podemos, MDB, Partido dos Trabalhadores e Progressistas, além de representantes da Casa Civil e integrantes do Departamento de Apoio aos Municípios da Secretaria da Educação RS. Foram captadas pessoalmente assinaturas de 24 deputados estaduais (além das assinaturas digitais) que, por meio de uma carta, demonstraram apoio à instalação do Instituto em Gramado com um Ensino Médio Profissionalizante.

> Em junho de 2023 representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia de Gramado (SINTRAHG) estiveram na Câmara entregando uma carta de apoio à mobilização. A entidade frisou que a educação profissional gratuita é uma demanda de extrema necessidade para a qualificação da categoria na cidade.

> No dia 27 de junho, o então presidente Celso Fioreze foi a Brasília entregar em mãos o projeto para implantação do Instituto em Gramado ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, do Ministério da Educação (MEC).

Data de publicação: 12/03/2024

Créditos das Fotos: Divulgação / Paulo Vargas e Letícia de Lima