Câmara devolve, ainda, R$ 1 milhão ao Executivo e indica que valor também seja usado para compra da casa de saúde

A compra do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) é resultado de uma união de esforços, inclusive entre os poderes municipais. Inicialmente, a Câmara de Vereadores de Gramado se comprometeu a destinar R$ 2,5 milhões do seu orçamento para a aquisição da casa de saúde, em emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual de 2024. Mas o valor real a ser transferido superou as expectativas.
Os parlamentares irão destinar das emendas o total de R$ 2.849.000,00 para a aquisição do HASM. O ato simbólico de entrega do montante aos representantes da Prefeitura, vice-prefeito Luia Barbacovi, secretário da Saúde Jeferson Moschen, secretário adjunto Paulo Felipe, além do interventor do HASM Carlos Gober Libardi, aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 14, na sede do Legislativo.
Na mesma ocasião, a Câmara de Vereadores devolveu mais R$ 1 milhão ao Executivo Municipal – valor oriundo das economias da Casa ao longo deste ano. Aproveitando a presença do vice-prefeito no ato de devolução do dinheiro, o presidente do Legislativo, Celso Fioreze (PSDB), entregou um ofício indicando que o valor que retorna aos cofres da Prefeitura seja utilizado pelo Executivo para auxiliar no pagamento da compra da casa de saúde do município.
Segundo Celso, esta é uma forma do Legislativo manifestar que a instituição possui relevância inquestionável à comunidade. Participaram do ato, também, os vereadores Cícero Altreiter (MDB), Joel Reis (Progressistas), Neri da Farmácia (Progressistas), Professor Daniel (Partido dos Trabalhadores), Renan Sartori (MDB), Rodrigo Paim (MDB), Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), e Volnei da Saúde (Progressistas).

R$ 500 mil
No último dia 6, o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado já havia realizado a entrega de R$ 500 mil ao Executivo Municipal, dos valores economizados no orçamento do Legislativo no ano de 2023. Ao devolver o montante de forma adiantada, a Casa Legislativa realizou uma indicação ao Executivo Municipal sugerindo o uso do valor de meio milhão de reais no custeio do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). Portanto, a Casa do Povo retorna aos cofres da Prefeitura, o total de R$ 1,5 milhão em 2023.

Data de publicação: 14/12/2023

Créditos das Fotos: Letícia Lima