Energia solar e projeto Vereador Jovem foram temas abordados no painel

O trabalho que vem sendo desenvolvido na Câmara de Vereadores de Gramado na atual legislatura foi tema de painel apresentado pelo presidente do Legislativo, Celso Fioreze (PSDB), durante o Congresso Brasileiro Vereador do Futuro, realizado no Master Hotel na última semana. As ações sustentáveis como a implementação de energia solar no prédio e cisternas, além da Escola do Legislativo foram o mote da apresentação realizada no final da tarde de sexta-feira, dia 27.
Na ocasião, Fioreze falou do protagonismo da Câmara ao iniciar, ainda em 2021, as discussões sobre o futuro sustentável da cidade. A temática foi motivada pelo protocolo do Plano Diretor na Casa Legislativa, impulsionando a realização de fóruns, reuniões e contratação de assessoria especializada para a aprovação de um projeto seguro e responsável.
A temática avançou e o Legislativo mostrou iniciativa. Em 2022, realizou a instalação de 76 placas fotovoltaicas  no prédio da Casa do Povo. "Nos últimos 11 meses tivemos mais de R$ 48 mil de economia com a energia solar. Estimamos que o retorno financeiro do investimento será de dois anos, sendo que o padrão é entre quatro e cinco anos", adiantou Celso.
O presidente também abordou a instalação das cisternas para captação da água da chuva, com o objetivo de não usar água potável na área externa. "Para o futuro, vamos poder interligar as cisternas e usar a água da chuva para as descargas do prédio", complementou. A campanha Hashtag Gramado de Ecobag também foi mencionada pelo presidente. "O poder público deve incentivar estas ações sustentáveis e, neste sentido, a Câmara de Gramado tem sido muito propositiva", avaliou.
Celso também apresentou o projeto Vereador Jovem da Escola do Legislativo Ivo Bezzi. Além de mostrar como se desenvolve o programa, frisou a representatividade feminina no Parlamento Mirim. "55% das candidatas nas eleições deste ano foram meninas e dos 18 eleitos, 11 são meninas. Então a gente tem muita esperança na política do futuro, é uma geração que vem cheia de ideias e engajada", concluiu.
Celso dividiu o painel com o presidente do Legislativo de Canela, Jefferson de Oliveira (MDB), e a presidente da Câmara de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach (PSDB).

Visita técnica
No sábado, dia 28, os congressistas participantes do evento foram até a sede da Câmara de Vereadores de Gramado para realizar uma visita técnica. Na oportunidade, conheceram a estrutura e o funcionamento do Legislativo gramadense.

Data de publicação: 30/10/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado