A 32ª Sessão ordinária foi realizada nesta segunda-feira, dia 23 de outubro na Câmara Municipal de Gramado

Renan Sartori (MDB)
Pedido de informação: o vereador solicitou através do pedido n.º 036/2023, informações, por intermédio da Secretaria Competente, sobre os projetos e licenças ambientais referente as obras das pontes da Linha Tapera. Conforme Renan o pedido visa trazer maior transparência a comunidade local. Pois é fundamental que a Lei seja cumprida e a obra esteja dentro da legalidade.
Leia na íntegra: https://bit.ly/497mneE

Pedido de informação: Renan também solicitou pelo INF n.º 037/2023, informações, sobre a atual situação dos arroios e cascatas do Município. Segundo o vereador é fundamental que sejam tomadas providências com o objetivo de despoluir os arroios e cascatas da nossa cidade, tendo em vista que estas cascatas já foram pontos turísticos muito visitados em meados dos anos 1980.
Gérson Pena (MDB)
Pedido de providências: o vereador solicitou ao Poder Executivo Municipal, através do PRO n.º 161/2023 que seja realizado a troca de Lâmpadas ou Fotocélula da Iluminação Pública em frente aos números 14, 60 e 88 na Rua Costa e Silva, Bairro Jardim. Segundo Gérson, a manutenção é importante para iluminação pública para a segurança e bem-estar dos moradores e usuários da rua.
Pedido de providências: Gérson também solicitou ao Executivo, pelo PRO n.º 162/2023, o estudo de viabilidade para poda e retirada de árvores com risco de queda na Rua Primavera, localizada no Bairro Jardim, em toda sua extensão. Conforme Pena, o objetivo do pedido é buscar uma solução que equilibre as preocupações de segurança e preservação do ambiente natural, promovendo um ambiente mais seguro e acessível para todos os residentes e pedestres.
Leia na íntegra: https://bit.ly/3FsxMbs

Pedido de providências: Pena solicitou também ao Executivo Municipal, através do PRO n.º 163/2023, a poda ou retirada de árvores em risco de quedas na ERS-115, entre o Posto Alfa e Bairro Três Pinheiros. Conforme Gérson, na via existem vários galhos e árvores inclinadas ao longo que merecem atenção, tornando necessário encontrar uma maneira de manter sua beleza e integridade enquanto garantimos a segurança de todos.
Acompanhe o pedido: https://bit.ly/3QtGEE2

Indicação: Gérson também solicitou através da IND n.º 097/2023, o estudo de viabilidade para
troca do reservatário de água da CORSAN localizado, na rua Primavera ao lado da Escola Estadual David Canabarro no Bairro Jardim em Gramado. Conforme Pena o atual reservatório tem demonstrado sinais de envelhecimento e desgaste, o que levanta preocupações em relação á segurança, eficiência e qualidade do abastecimento de água para os moradores do bairro Jardim.
Joel Reis (Progressitas)
Pedido de providências: Joel solicitou através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 164/2023, o recolhimento de um cão de rua, porte médio, mestiço de pitbul, abandonado, que se encontra próximo a estação de tratamento de esgoto da Corsan. Segundo o vereador o cão está abandonado e avançando nos moradores.
Leia na íntegra: https://bit.ly/3SdHxSd

Pedido de providências: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, pelo PRO n.º 165/2023, a limpeza da lixeira e na coleta integral de todo lixo (sobras), que ficam no fundo e causam mau cheiro, Avenida das Hortênsia 1301 centro. Conforme Joel, algumas embalagens se rompem e todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo, tais como restos de alimentos, carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, ficam no fundo da lixeira.
Saiba mais sobre o pedido: https://bit.ly/471ihmz

Pedido de providências: Joel solicita, através da Secretaria Competente, pelo PRO n.º 166/2023, para que proceda na comunicação da empresa responsável pela coleta do lixo, assim como a limpeza das lixeiras e na coleta integral de todo lixo (sobras), que ficam no fundo e espalhados pela rua, no Bairro Jardim. Segundo o vereador pessoas da comunidade que transitam pelo local constatam a falta de cuidados da prestadora do serviço de coleta.
Leia na íntegra: https://bit.ly/49li93p

Pedido de providências: o vereador solicitou pelo PRO n.º 167/2023, solicitou, através da Secretaria Competente, a colocação de canos de esgoto, para drenagem, bem como pó de brita, no estacionamento do Cemitério da Linha Ávila Baixa. Conforme Joel, com as frequentes chuvas que vem assolando nossa cidade e Estado, o estacionamento encontra-se em péssimas condições e a data de finados se aproxima.
Saiba mais sobre o pedido: https://bit.ly/3QuJeJJ

Pedido de providências: Joel também solicitou através do PRO n.º 168/2023, a construção ou disponibilização de duas casinhas para cães comunitários, que vivem no local, a serem instaladas na Rua Pref. Nelson Dinnebier, passando a Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, no Bairro Piratini. Conforme o vereador no local dois cães de rua comunitários, que permanecem no local, onde a comunidade passou a cuidar deles, que permaneceram vivendo soltos.
Leia mais sobre o pedido: https://bit.ly/474BiEB

Pedido de providências: o vereador solicitou ao Executivo Municipal, pelo PRO n.º 169/2023, a construção de um pavilhão poliesportivo, para a prática de esportes, na Linha Ávila Baixa. Conforme Joel, a construção beneficiaria as pessoas das comunidades da Linha Ávila Baixa, Linha Ávila Alta e Linha Araripe, que necessitam se deslocar para outras localidades, com a finalidade da prática de esportes.
Leia na íntegra: https://bit.ly/409bKE0

Pedido de providências: Joel também pelo PRO n.º 170/2023, solicitou a secretaria competente a remoção e destino final, aos veículos que se encontram abandonados, na Rua Prefeito Nelson Dinnebier, Bairro Piratini, pouco acima da Estação de Tratamento da Corsan. Conforme o vereador um número de pessoas que utilizam a Rua Prefeito Nelson Dinnebier, para deslocarem-se de suas residências ou para trabalharem na cidade de Gramado ou para irem para a cidade de Nova Petrópolis, e quando chegam próximo à Estação de Tratamento da Corsan, necessitam fazer manobra de desvio.
Indicação: o vereador solicitou através da IND n.º 099/2023, o Estudo de Viabilidade Técnica, para a instalação de uma praça pública ou espaço (parque de brinquedos), na Linha Ávila Baixa, em propriedade do Município ou de terceiro, com todos os brinquedos, banheiros, torneiras e bebedouros com água potável, bancos para descanso, com a finalidade de atender as Comunidades de Linha Ávila Baixa, Linha Ávila Alta e Linha Araripe. Segundo Joel no local há necessidade de instalação de uma pracinha ou espaço público, com brinquedos, banheiros, torneiras de água potável e bebedouros e bancos para descanso, para que os usuários da referida localidade possam brincar e se divertir.
Neri da Farmácia (Progressistas)
Indicação: Neri solicitou ao Executivo Municipal, através da IND 095/2023, requer ao Poder Executivo Municipal a realização de um estudo visando o asfaltamento da Rua Angelino Tomazi, localizada na Linha Ávila. Segundo o vereador, a indicação visa melhorar a infraestrutura, acessibilidade e segurança viária, contribuindo para a valorização imobiliária e a qualidade de vida dos residentes.
Indicação: o vereador também solicitou ao Executivo Municipal, através da IND n.º 094/2023, a realização de um estudo para viabilizar a criação de uma área de embarque e desembarque em frente à Escola Ateliê do Brincar, localizada na Rua Leopoldo Tissot, número 172, localizada na Várzea Grande. Conforme Neri, a solicitação visa melhorar a segurança e a mobilidade dos estudantes da Escola Ateliê do Brincar, bem como facilitar o fluxo de veículos na região, contribuindo para o bem-estar da comunidade escolar e dos moradores.
Indicação: Neri solicitou ao Executivo Municipal, pela IND n.º 096/2023, a realização de um estudo com o objetivo de instalar rampas de acessibilidade na Rua João Coronel Corrêa. Conforme o vereador, este pedido visa assegurar a acessibilidade e a inclusão de todos os cidadãos, com foco especial em uma moradora cadeirante que enfrenta desafios na sua locomoção.
Leia na íntegra: https://bit.ly/3QdSdxN


Rosi Ecker Schmitt (Progressitas)
Indicação: a vereadora Rosi solicitou através da IND n.º 098/2023, a drenagem no terreno, melhora na iluminação e cercamento da Praça de Lazer Isaías Elias de Moura, Bairro Moura. Segundo a vereadora nos dias de chuva tem acumulo excessivo de água, a iluminação deve ser melhorada e o cercamento da parte dos fundos da praça realizado para trazer maior segurança às pessoas que utilizam o local para prática.
Acompanhe o pedido: https://bit.ly/3QuybAh

Data de publicação: 25/10/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas

Compartilhe!