Câmara de Gramado promove debates sobre ações e estratégias após tragédia climática de maio de 2024
Considerada a pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, as fortes chuvas de maio de 2024 provocaram enchentes, deslizamentos e outros fenômenos que afetaram mais de 2 milhões de pessoas em todo o Estado. Em Gramado, o cenário incluiu deslizamentos de terra que demandaram um trabalho conjunto e coordenado de diversos setores da Prefeitura, com o objetivo de organizar e otimizar as ações do Executivo.
Para centralizar os esforços, foi criado o Gabinete de Crise, que teve como porta-vozes a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, e a procuradora do Município, Mariana Melara Reis. Também integrou a equipe o engenheiro civil e especialista em geotécnica, Luiz Bressani. Juntos, ao lado de outros profissionais, eles conduziram estudos e ações para mitigar os riscos de novos deslizamentos e movimentações de solo.
Enquanto o Gabinete de Crise definia estratégias, uma força-tarefa formada pelas secretarias de Assistência Social, Obras e Agricultura, junto ao Departamento de Defesa Civil, colocava as medidas em prática. A ação conjunta foi liderada pelos secretários Ilton Gomes, Willian Camillo, Elizer Lima e Juliana Fish, respectivamente.
Nesta terça e quarta-feira, a Câmara de Gramado levou ao plenário Júlio Floriano Petersen dois painéis para debater as medidas já tomadas, os planos de contingência e os estudos realizados. A iniciativa foi da Comissão Temporária de Defesa Civil, formada pelos vereadores Roberto Cavallin (presidente), Professora Denise (vice-presidente) e Neri da Farmácia (membro), com a presença das autoridades citadas anteriormente.
O objetivo foi garantir transparência e manter a população informada sobre as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e as ações previstas para prevenir e enfrentar eventos climáticos extremos.
Os encontros estão disponíveis no canal do YouTube da Câmara para quem deseja se aprofundar no tema: https://www.youtube.com/@CamaraGramado.
Mais do que um espaço de debates, a Câmara de Gramado reafirma seu papel como ponte entre a comunidade e as decisões que moldam o futuro da cidade, garantindo diálogo, fiscalização e transparência em momentos decisivos.