Câmara Municipal de Gramado possui coletor adequado

Como descartar pilhas, baterias e celulares

Câmara Municipal de Gramado possui coletor adequado

O chamado Lixo Eletrônico (composto especialmente por baterias, celulares, computadores e pilhas) representa uma parte fundamental dos processos de coleta seletiva e reciclagem, pois a cada dia convivemos mais e mais com esse tipo de material que demanda cuidado especial na destinação dos resíduos por conterem substâncias potencialmente tóxicas. Para auxiliar o descarte a Câmara Municipal de Gramado disponibiliza no acesso principal coletor à comunidade.

Interessante

Ao todo, entre pilhas, baterias de celulares e notebooks e baterias para usos específicos, são  descartadas aproximadamente 800 milhões de unidades anualmente no país, o que torna o Brasil um dos principais mercados consumidores de eletrônicos no mundo. Quando descartadas de forma incorreta, expostas aos elementos da natureza, a decomposição dessas pilhas e baterias demora entre 100 a 500 anos e no curto prazo esses materiais para liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água de lençóis freáticos e nascentes de rios. Materiais como cádmio, cobre, chumbo, manganês, mercúrio e lítio são considerados altamente perigoso à nossa saúde e são liberados por pilhas e bateria em geral. Essas substâncias são potencialmente cancerígenas e podem causar problemas neurológicos e anemia.

Data de publicação: 13/06/2018