Soldado Lincke receberá Moção de Aplausos

O soldado Tiago Israel Linke receberá no dia 08 de abril, Moção de Aplausos em reconhecimento ao seu trabalho em prol da segurança do município de Gramado, visto que, recentemente este soldado arriscou sua própria vida para salvar uma família que caiu em uma ribanceira no km 35 da ERS 115.  A proposta é de autoria do vereador Professor Daniel (PT) e foi aprovada pelos demais na noite de ontem (18).

Histórico

Tiago Israel Lincke nasceu no dia 28 de Junho de 1984 na cidade de Três Coroas-RS aonde reside até hoje. Filho de Ivo Renildo Licke e Nelsi Terezinha Lincke. É casado com Aline Thomazoni Lincke e pai de Lívia Thomazoni Lincke.

Tiago ingressou na Brigada Militar  do Estado do Rio Grande do Sul em 08 de outubro de 2009, após a conclusão  do curso de formação foi direcionado ao Pelotão de Operações Especiais- POE do 1° BPAT com sede no município de Gramado.

Neste período realizou cursos e estágios de capacitação voltados a área policial, como operações de choque, controle de distúrbios civis, patrulhamento tático urbano e rural, policiamento turístico, técnicas policiais e também o curso de capacitação de salvamento aquático no mar realizado no município de Tramandaí no ano de 2015.

Nos anos de 2015 e 2016 trabalhou na cidade de Tramandaí como Salva Vidas durante a temporada de verão, realizando diversos salvamentos, mas o que mais o marcou foi o de uma menina de 4 anos que caiu em uma corrente e acabou sendo levada pelo mar. Tiago relata que esse foi um momento que ele jamais irá esquecer pois sua filha tinha a mesma idade na época.

No dia 03 de Fevereiro de 2019 Tiago deslocava-se de sua residência em Três Coroas para Gramado, onde cumpriria seu turno, porém enquanto trafegava no Km 35 da RS 115 se deparou com um carro no acostamento, percebendo que outro veículo havia acabado de cair de uma ribanceira. Rapidamente o brigadiano abandonou seu carro às margens da rodovia e iniciou o resgate das vítimas. Foi constato por ele que a família que estava no carro era da cidade de Parobé, um casal e um menino de 7 anos que é autista.

Arriscando sua própria vida, pois o carro poderia despencar do barranco a qualquer movimento mais brusco, o soldado retirou a família pelo vidro traseiro do carro que estava quebrado. Tiago relata que deu o seu melhor para salvar aquela família, pois o mesmo é pai, e por coincidência sua filha têm a mesma idade do menino que estava naquele carro.

Nestes 10 anos de profissão o soldado já foi premiado como PM destaque no Pelotão de Operações Especiais- POE em 2011 e também como PM destaque na cidade de Três Coroas em 2017.

Tiago diz que têm por objetivo profissional zelar pelas pessoas, honrando a farda da Brigada Militar e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira.

Data de publicação: 19/03/2019