A Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social formada pelos vereadores Dr. Ubiratã (Progressistas) e Professor Daniel (PT), esteve reunida hoje (06).

Comissão de Mérito libera  dois projetos

A Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social formada pelos vereadores Dr. Ubiratã (Progressistas) e Professor Daniel (PT), esteve reunida hoje (06), na Sala da Memória, na Câmara Municipal, para analisar os projetos do Executivo que tramitam na Casa.

Aprovado para tramitar

- PLO 058/2018 -  Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2019.

O projeto foi pauta de reuniões e de Audiência Pública. Recebeu emendas impositivas dos Vereadores e uma emenda de autoria do vereador Luia Barbacovi encaminhando que inclui no orçamento da Secretaria de Turismo R$ 600 mil, esses são retirados: R$ 100 mil da Secretaria de Administração, R$ 100 mil da Secretaria da Fazenda e R$ 400 mil da Reserva de Contingência.

A proposta foi aprovada por unanimidade e segue para parecer final da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas que emitirá relatório detalhado sobre o assunto.

- PLO 073/2018  - Autoriza o Executivo Municipal a proceder na remissão de créditos tributários inscritos ou não em dívida ativa.

Esse projeto contempla as pessoas que tem direito a isenção do IPTU, conforme lei específica, e que por algum motivo não cumpriram o prazo de inscrição. Ao total são nove pessoas nessa situação. A proposta foi aprovada por unanimidade e segue para votação em plenário.

Aguardando para tramitar

- PLO 037/2018 -  Altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.526, de 26 de dezembro de 2016, a qual dispõe sobre critérios para hierarquização de terrenos populares no Loteamento Carazal, e dá outras providências.

O projeto visa instituir as regras para o Loteamento do Carazal criando três faixas para recebimento dos lotes:

Faixa                Renda                                                                                                            Lotes

1,5                     renda familiar de R$ 1.800 a R$ 2.600                      60 lotes

2                          renda familiar de R$ 2.600 a R$ 4.000                     60 lotes

3                          renda familiar de R$ 4.000 a R$ 7.000                     20 lotes

Especial        para o MOCOVI – Segurança                                                13 lotes

A Bancada do Progressistas entrou com emenda que altera para duas faixas:

2                          renda familiar de R$ 2.600 a R$ 4.000                     80 lotes

O projeto segue tramitando na Comissão e uma reunião solicitada pela Secretaria de Cidadania e Habitação Social para discutir a proposta será realizada amanhã.

- PLO 072/2018 -  Altera dispositivos da Lei Nº 3.458, de 22 de dezembro de 2015, a qual dispõe sobre a Política Habitacional de Interesse Social do Município de Gramado, e dá outras providências.

O projeto trata da política habitacional. Ele altera a questão da regularização fundiária, remetendo para a lei federal, trata da possibilidade de ampliação de seis para até doze meses do aluguel social, altera o valor do aluguel de R$ 800 para R$ 950 e acrescenta o reajuste anual pelo IGPM, regula as formas de pagamento por decreto, outra proposta do projeto trata da doação de material de construção, incluindo que para recebimento o solicitante possa ter renda familiar de até 2 salários mínimos. Ainda que nos casos eminentes de risco não é necessária a apresentação antecipada dos documentos. A Comissão agendou reunião para debater a proposta com representantes da Secretaria de Cidadania e Habitação Social.

- PLO 074/2018 -  Altera a Lei N.º 3.307, de 09 de setembro de 2014, e dá outras providências.

Esse projeto altera o Código Sanitário do Município. Os vereadores ficaram com dúvidas em um dos itens, desta forma solicitaram reunião com o Secretário da Saúde e representante da Vigilância antes de dar andamento à proposta. O encontro deve acontecer no início da próxima semana.

- PLL 033/2018 -  Institui a obrigatoriedade do uso do uniforme escolar na rede pública municipal de ensino na e dá outras providências.

O projeto institui na rede pública municipal de ensino, a obrigatoriedade do uso do uniforme escolar a todas as escolas que receberem recurso municipal, emendas impositivas ou doação de parcerias privadas, destinadas a este fim. A distribuição dos uniformes dar-se-á gratuitamente, de forma progressiva, a todos os alunos matriculados na rede pública municipal. Para tanto fica autorizado ao Município firmar parcerias com pessoas jurídicas estabelecidas em Gramado, objetivando a adoção do uniforme escolar. A proposta segue em análise pela Comissão.

Data de publicação: 06/12/2018