na tarde de ontem (27), O secretário de Indústria e Comércio, Paulo Volk e o secretário adjunto de Governança, Anderson Boeira estiveram na Câmara Municipal.

Executivo explica projeto do Gramado Inteligente

O secretário de Indústria e Comércio, Paulo Volk e o secretário adjunto de Governança, Anderson Boeira estiveram na Câmara Municipal, na tarde de ontem (27), para falar sobre o projeto que tramita na Casa e dispõe sobre o Programa Gramado Cidade InteliGENTE.

Em suma o projeto cria o Programa Gramado Cidade InteliGENTE, visando a utilização de ferramentas tecnológicas ou não, reconhecidas internacionalmente, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade gramadense, bem como da experiência dos turistas no município de Gramado, nos termos do disposto pela Lei Federal nº 10.973, de 02 de dezembro de 2004.

O Programa Gramado Cidade InteliGENTE tem por objetivos, dentre outros:

– utilização de ferramentas tecnológicas e/ou metodologias inovadoras, dando mais agilidade, eficiência e transparência nos processos administrativos da Administração Pública Municipal;

– aumentar a eficiência e eficácia no atendimento dos serviços ao cidadão prestados pelo Poder Executivo Municipal, através de ferramentas inovadoras;

– disponibilizar novos serviços aos cidadãos gramadenses e turistas, a partir de ferramentas tecnológicas;

– incentivar o uso de tecnologia e métodos inovadores da educação de crianças e adolescentes;

– incentivar a atração de cursos técnicos, tecnológicos, graduação e pós-graduação voltados à inovação, sustentabilidade e empreendedorismo;

– incentivar o uso de novas tecnologias e/ou processos que resultem na recuperação e/ou preservação do meio ambiente, tanto do Poder Público quanto pela iniciativa privada;

– fomentar o empreendedorismo voltado à inovação, tecnologia e sustentabilidade;

– estabelecer parcerias com governos estadual e federal, outros municípios, universidades públicas e privadas, institutos federais de tecnologia e instituições públicas e privadas nacionais ou internacionais.

O Programa terá um Conselho Gestor que terá membros da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado; Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços; Secretaria de Turismo; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil; Secretaria de Educação e da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Paulo e Anderson explicaram que esse é o primeiro projeto desse Programa, instituindo o mesmo, criando os objetivos e o Conselho. Após este virão outros mais específicos.

Participaram da reunião os vereadores Everton Michaelsen, Luia Barbacovi (mesmo de licença), Manu, Professor Daniel, Rafael Ronsoni e Volnei da Saúde.

Data de publicação: 28/11/2018