A Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins recebeu na sessão ordinária de ontem (26), da Câmara Municipal, Moção Aplausos pela passagem dos 50 anos de atividades. A proposta foi de autoria do vereador Professor Daniel (PT).

Biblioteca Municipal recebe  Moção pelos 50 anos

O secretário de Cultura, Allan John Lino falou em nome da Biblioteca. “Agradeço pela moção a esse espaço cultural tão importante para o município que é a biblioteca. E como ninguém trabalha sozinho, eu quero enaltecer as pessoas que contribuem para esse local ser essa referência de cultura”, disse.

O Professor Daniel falou em nome da Câmara. “A biblioteca é um espaço muito importante para todos os gramadenses, e faço aqui um agradecimento especial aos servidores que fazem um belo trabalho. Parabenizo pela evolução do espaço, que é um ponto de encontro cultural, e digo que muito disso é do trabalho desse pessoal que esta lá e atua fortemente. Parabenizou o Secretário Allan pela valorização da biblioteca”, destacou.

Histórico

Através da Lei Municipal 263/69, sancionada em 08 de novembro de 1968 foi criada a Biblioteca Pública do município de Gramado, localizada inicialmente no atual prédio da Câmara de Vereadores.

Conforme Decreto 086/98, aprovado pelo Prefeito Nelson Dinnebier, em 15 de setembro de 1998, a Biblioteca Municipal passar a ter o nome adotado atualmente, mas somente em 27 de Abril de 2001 que a Biblioteca Municipal Cyro Martins tem seu nome oficializado através da lei 1800/2001, sancionada pelo Prefeito Pedro Henrique Bertolucci.

A escolha do nome da Biblioteca Pública ocorreu através de voto popular, sendo o nome do ilustre escritor gaúcho Cyro Martins escolhido como patrono da Biblioteca Pública Municipal.

Atualmente a Biblioteca localiza-se na Rua São Pedro, 369, fundos e está vinculada à secretaria municipal de cultura. Ela atua como uma instituição democrática, que abriga um vasto acervo dos mais variados gêneros literários.

A Biblioteca é hoje um grande ponto referencial, até estratégico, para o acesso e a

disseminação da cultura na cidade de Gramado, sobretudo um grande apoio à educação, ao lazer e ao desenvolvimento social. Ao contrário do que se pode pensar, a instituição não somente faz empréstimos de seu acervo, mas também funciona como uma rede horizontal de articulação e recepção de iniciativas culturais.

Tem como visão servir aos interesses da comunidade, sem fazer distinção de condição, raça, crença, gênero ou nacionalidade, para que assim ela possa desenvolver nas pessoas o interesse pela literatura como uma ferramenta de autodesenvolvimento da consciência e da sua participação social.

Além disso, têm como principais objetivos: Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, jovens, adultos e melhor idade, estimulando o seu desenvolvimento e sua a criatividade através da imaginação; Possibilitar a educação individual e autodidata e apoiar a educação formal em todos os níveis; Fomentar o conhecimento da herança cultural, dos estudos científicos e artísticos, bem como suas inovações; Promover um encontro intercultural, favorecendo a convivência com a diversidade cultural; Garantir acesso dos cidadãos a todo o tipo de informação, como um direito social; Fornecer acesso à tecnologia da informação através do uso dos computadores disponíveis à comunidade.

Data de publicação: 27/11/2018