Escola do Legislativo e Rainhas elaboram projeto de divulgação

Festa das Hortênsias completa 60 anos

Escola do Legislativo e Rainhas elaboram projeto de divulgação

A Festa das Hortênsias, evento que promoveu o nome de Gramado além-fronteiras, completa 60 anos em 2018. A Festa foi o primeiro marco na história do turismo organizado do Rio Grande do Sul. Para comemorar a data e resgatar a história o vereador Luia Barbacovi solicitou a Câmara Municipal realização de ação festiva.

A primeira Festa das Hortênsias foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro de 1958, no governo municipal de Walter Bertolucci e contou com apoio de Oscar Knorr, da empresa jornalística Caldas Junior e de José Monserrat, entre outros. O evento foi muito bem recebido pela comunidade gramadense e pelos veranistas e visitantes, passando de uma simples Festa, a um sucesso que elevou o nome de Gramado e apresentou a cidade como referência no turismo nacional.

A primeira Rainha das Hortênsias foi Iraci Casagrande e as princesas Rosalina Petersen e Irany Stürmer. A segunda Rainha foi Maria Luiza Zat Haas. As duas Rainhas, juntamente com o vereador Luia Barbacovi (Progressistas) e com o diretor da Escola do Legislativo, Willian Camillo estão elaborando o ‘Projeto Festa das Hortênsias 60 anos’, que deverá ser realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Gramado.

A proposta deste Projeto é oportunizar que os alunos de Gramado conheçam mais sobre a história da Festa das Hortênsias através de relatos das duas Rainhas, Iraci e Maria Luiza. “É importante contarmos essa história, pois foi a partir da Festa das Hortênsias que Gramado iniciou sua atividade turística que hoje nos torna referência nacional”, disse Maria Luiza.

A primeira Rainha, Iraci enfatizou que “se começarmos a pensar e perguntar como começou o turismo em Gramado ninguém sabe. Então a intenção de falar da Festa das Hortênsias, e de sua representatividade é para conscientizar a comunidade de como tudo começou. Maria Luiza e Eu temos autoridade para contar essa história, pois a vivenciamos de fato”.

Foram 12 edições desta festa. Da Festa das Hortênsias surgiram os eventos Natal Luz de Gramado, Festival de Cinema e Festa da Colônia. “A Festa das Hortênsias foi de suma importância para Gramado, pois dela resultou-se os grandes eventos que temos hoje, e através dela passamos a ser referência no turismo nacional. Resgatar essa história é fundamental para que todos saibam como foi o crescimento e o fortalecimento do turismo na cidade que hoje é um potencial reconhecido internacionalmente”, disse Luia Barbacovi.

Data de publicação: 11/10/2018