PODER EXECUTIVO DE GRAMADO

    O Poder Executivo Municipal é exercido pelo prefeito e pelo vice-prefeito. Estes podem contar com seus secretários para administrar o município. Logo, os secretários municipais são encarregados de gerir diversos setores administrativos da Prefeitura. A escolha dos secretários é livre e efetuada pelo prefeito.
   O prefeito e o vice-prefeito são eleitos juntamente com os vereadores, para um mandato de quatro anos. A eleição é realizada no primeiro domingo de outubro, antes do término do mandato do governante em exercício. A posse dos eleitos se dará no dia 1º de janeiro do ano subsequente ao da eleição.
   Por ser um agente político, conduzido ao cargo por eleição popular, o prefeito se torna o porta-voz natural dos interesses e das reivindicações da comunidade, junto à Câmara de Vereadores e a outras esferas de governo.
   De forma sucinta, cabe ao prefeito apresentar Projetos de Leis à Câmara Municipal, bem como sancioná-los, promulgá-los, além de publicar e/ou vetar as Leis do Município; fazer cumprir a Lei e manter a ordem; prestar contas de sua administração.
   O Poder Executivo de Gramado atualmente é conduzido pelo prefeito Nestor Tissot e pelo vice-prefeito Luia Barbacovi. A Prefeitura conta com o apoio de quinze Secretarias que auxiliam na gestão do Município. São elas: Secretaria de Administração; Secretaria de Agricultura; Secretaria de Cidadania e Assistência Social; Secretaria de Cultura; Secretaria de Educação; Secretaria de Esporte e Lazer; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado; Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Obras e Serviços Urbanos; Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil; Secretaria de Saúde, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria de Turismo e Procuradoria-Geral.
   O site oficial da Prefeitura é 
www.gramado.rs.gov.br.

Compartilhe!