Foi entregue na última segunda-feira, dia 13, Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Luia Barbacovi, que busca homenagear a Banda Marcial Escola Municipal Senador Salgado Filho pela passagem de seus 20 anos de Música, alegria e educação.

Banda Marcial Escola Municipal Senador Salgado Filho recebe Moção

 

Foi entregue na última segunda-feira, dia 13, Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Luia Barbacovi, que busca homenagear a Banda Marcial Escola Municipal Senador Salgado Filho pela passagem de seus 20 anos de Música, alegria e educação. A entrega da honraria foi feita a diretora Mariluse Mella, ao professor Rodrigo Dreschler e aos integrantes da Banda.

Mariluse falou em nome da Banda. “É uma honra receber a homenagem em nome da Escola por um trabalho bonito que já vem acontecendo há 20 anos. É um trabalho que com certeza honra escola, a comunidade, a Gramado. Diria um trabalho que é reconhecido regionalmente. Destaco que a Escola, CPM e Prefeitura dão as condições para a realização do mesmo, mas quem faz esse brilho, quem torna essa banda um diferencial são os alunos e o professor. Muito obrigada por esse momento, por essa homenagem, com certeza vai ficar na história da nossa Escola”, completou.

“Quero iniciar enfatizando que essa homenagem proposta por mim, não é só minha, mas de toda a Câmara, de todos os Vereadores e da comunidade e deve-se a grandeza da Banda Marcial da Escola Salgado Filho, ela é uma homenagem que traz uma mensagem muito importante da comunidade. Estamos aqui para agradecer o que a Banda Marcial pelo que a mesma tem feito nesses 20 anos. Aqui foi colocado uma parte da história o professor Hugo, professor Rogério e com o Rodrigo, a iniciativa da diretora da época que hoje também está lá firme a Mariluse, mas acima de tudo é o reconhecimento da comunidade do bairro Piratini, aos CPM, aqueles que passaram que estão naquela escola que souberam levar adiante um projeto, souberam incentivar e manter acesa essa chama porque é muito complicado, muito difícil se manter uma estrutura como esta da banda e aqui eu lembro e rapidamente os anos 70 quando Gramado não tinha nenhuma banda. Lembro do passado, quando não tínhamos bandas locais e tínhamos que chamar de outras cidades para o desfile de 7 de Setembro. O trabalho nesse sentido iniciou lá atrás e hoje temos várias bandas que seguem o exemplo da do Senador. Isso mostra que o poder de uma iniciativa bem sucedida ela consegue se expandir se irradiar por todos os setores e dentro de Gramado se irradiou praticamente por todas escolas. Certamente muitos que aprenderam a ler com o Rodrigo, com o Rogério também estão ensinando, também estão transferindo aqueles conhecimentos que receberam como foi dito aqui de forma gratuita da escola com apoio de CPM com apoio da Prefeitura, mas transmitido uma coisa boa que é a música, que é alegria, que é a convivência entre os amigos que a disciplina. Então nesses 20 anos que comemoramos, nós queremos em nome de todos Vereadores e com certeza em nome da comunidade agradecer a cada um que participou, que participa, cada um que ajudou e continua ajudando, mas acima de tudo a comunidade do bairro Piratini que está ao lado da Escola e que fez da sua banda hoje não uma banda só de uma escola, fez uma banda que representa com muito brilho o município de Gramado. Parabéns a todos vocês e se Deus quiser nós vamos comemorar muitos e muitos aniversários da Banda Marcial”, destacou Luia, que falou em nome dos Vereadores.

 

Histórico

A Banda Marcial Senador Salgado Filho iniciou suas atividades em 1997, trazendo cultura e lazer para a comunidade. Este projeto foi uma inciativa da comunidade escolar juntamente com a diretora Mariluse Mella, valorizando a cultura, o aprendizado e motivando crianças e jovens a praticarem uma atividade, que além de saudável, também desenvolve uma habilidade que pode proporcionar uma futura profissão.

Naquele ano, Sr. Ilton Gomes, então integrante do CPM, pai de alunas e morador do bairro Piratini, foi com sua Fiorino buscar em Novo Hamburgo, Palácio da Música, os primeiros instrumentos que deram início a este belo trabalho.

No primeiro ano a banda era regida pelo Professor Hugo Knorst, somente com instrumentos de percussão. Os alunos usaram uma boina branca, blusa branca e calça jeans para o seu primeiro Desfile Cívico.

Em agosto do ano seguinte, 1998, a prefeitura encaminhou, por meio da Secretaria de Educação, o regente Rogério Heurich, que deu continuidade ao trabalho incluindo instrumentos de sopro e liras. Já neste ano aconteceu o Desfile da Pátria com uma banda mais qualificada e um novo uniforme com barretinas, blazer azul, gravata e calça branca (segundo-uniforme). O terceiro uniforme oficial foi confeccionado em 2011, em São Leopoldo, uma túnica azul, que está sendo usada até hoje.

O Professor Rogério, que permaneceu como regente até julho de 2002, sempre motivou os alunos para que a banda fosse um diferencial para a escola e nossa Gramado. Com a saída deste professor, a Secretaria de Educação contratou neste mesmo ano o Professor Rodrigo Dreschler (nomeado no ano seguinte) para dar continuidade à regência, o qual permaneceu neste trabalho até os dias de hoje.

O professor Rodrigo dedica-se à banda com muito amor e profissionalismo, avançando significativamente, trazendo novas modalidades de música, evoluções fascinantes. Seu carisma e carinho cativam os alunos motivando-os para este sensacional projeto educacional.

A banda também conta com alunos que iniciaram em 1997 e até hoje estão se dedicando e participando de forma colaborativa com outros iniciantes. As aulas são gratuitas, com ensaios individuais e coletivos. Alguns alunos têm seu próprio instrumento e/ou são emprestados pela escola. Muitos alunos já passaram por esta banda e independente de terem continuado ou de terem buscado outras atividades, temos certeza de que a música deixou um grande legado na formação destas pessoas e uma lembrança que marca suas vidas de forma positiva.

A diretora Mariluse Mella esteve na direção de 1997(ano de criação da banda) a 2000 e retornou para este cargo em 2009, no qual permanece até os dias atuais. A mesma sempre foi incentivadora deste trabalho, dando apoio e atenção, pois são resultados significativos como estes que os motivam.

O CPM da escola e a prefeitura de Gramado também sempre foram grandes apoiadores deste projeto, pois é notável seu resultado magnificente.

A Banda Marcial enobrece a escola abrilhantando eventos e desfiles de nossa cidade. Atualmente a mesma conta com 55 participantes. É motivo de muita alegria e orgulho pra quem a assiste, bem como, para toda a comunidade do bairro Piratini. Também faz apresentações em outras cidades, já participou de Encontro de Bandas Marciais, bem como do encontro Sul-Americano de Bandas.

 

Data de publicação: 15/11/2017

Compartilhe!