Leonid Streliaev receberá Troféu ‘Mérito Gramado’

O fotógrafo Leonid Streliaev receberá o Troféu ‘Mérito Gramado’, da Câmara Municipal em sessão especial a ser realizada no dia 20 de junho, às 18h, no Legislativo de Gramado. A proposta foi de autoria dos vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB) e aprovada pelos demais na sessão no início de maio.

Histórico

Leonid Streliaev, nasceu na cidade de Porto Alegre/ RS, no dia 26 de Agosto de 1949. É casado com Rita Leidens e pai de dois filhos: Valentin e Marcela Streliaev.  Leonid Streliaev é considerado pela crítica, imprensa e empresariado, um dos fotógrafos mais influentes do Estado do Rio Grande do Sul, sendo um profundo conhecedor do nosso estado, tendo trabalhado nos jornais Zero Hora, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e O Globo.  Após sua passagem pelos jornais diários, passou a trabalhar por mais de 10 anos na Editora Abril de São Paulo, onde viajou por todo o Brasil produzindo imagens para os roteiros turísticos da Revista Quatro Rodas. Leonid também foi fotógrafo da revista Veja e editor de fotografias da revista Exame, ambas da mesma Editora Abril de São Paulo. Leonid foi contemporâneo e colega de trabalho do mais importante fotógrafo mundial da atualidade, Sebastião Salgado. Ambos trabalharam na extinta revista Realidade, um ícone do jornalismo brasileiro dos anos 70. Passada a fase jornalística, Leonid passou a trabalhar em publicidade e projetos autorais. Foi convidado por duas oportunidades a expor seus trabalhos na Bienal de Artes de São Paulo, isento de júri. Em 1974 foi eleito “Fotógrafo Brasileiro do Ano” pela vetusta APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Especializado em fotografias externas e de ambientes naturais e turísticos, foi responsável pela execução do Banco de Imagens da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. A Embratur e o Ministério do turismo também mantém em seus acervos imagens autorais de Leonid Streliaev, retratando o Rio Grande do Sul com ênfase na cidade de Gramado, por essa ser um ícone turístico gaúcho. Sobre o aspecto técnico de seu trabalho, Leonid é o único fotógrafo gaúcho que mantém em seu escritório um bureau digital de alta complexidade, gerenciado por Diretor de Arte profissional. Desta forma, as fotografias geradas por Leonid recebem tratamento de imagem, correção de cores, ajustes técnicos, resoluções apropriadas para cada uso e outros benefícios técnicos importantes. Leonid trabalha com a fotografia há 50 anos e há 12 anos vêm retratando a cidade de Gramado. Em 2014 instalou um escritório profissional no município, este é um fato importante, pois está sempre perto dos melhores momentos de clima e luz para fotografar as belezas de Gramado. Dentre todos os seus trabalhos, Leonid é autor do livro Gramado-Brasil que recebeu o prêmio Colunistas- Ouro 2013, executado com textos do escritor Luis Fernando Veríssimo. Além de ser autor dos Livros: “ O Rio Grande de Erico Veríssimo” escolhido como Livro do ano; “Rio Grande do Sul” que recebeu o prêmio Cultura Gaúcha; “ Identidade” que recebeu o prêmio Expressão Gráfica ABIGRAF; e “ Porto Alegre- Brasil”  premiado com o Prêmio Joaquim Felizardo 2012.

Data de publicação: 13/06/2018