Manu propõem Moção de Aplausos a Rossi e Zorzanello e ao Festuris

A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou moção de aplausos à empresa Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos e ao Evento Festuris, pela passagem dos seus 30 anos. A honraria foi analisada e apreciada pelos vereadores na sessão de ontem (14), de forma unânime.

A entrega será realizada em sessão a ser agendada pela Câmara Municipal junto a empresa e será anunciada em breve.

Histórico

Era 1988 o Centro de Convenções do Hotel Serrano em Gramado estava em fase de conclusão. Marta Rossi, então gerente de Marketing, ao lado de Silvia Zorzanello (in memoriam), gerente geral do hotel, observaram uma oportunidade de mercado que despontava na cidade e na região: um projeto estratégico na área de Turismo e Eventos. A sociedade foi concretizada e, em 01 de abril de 1988, nascia a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.

Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno Salão de Turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival.

O evento, que inicialmente nasceu com o propósito de apresentar o produto turístico gaúcho para o Brasil, fomentando os negócios do setor, transformou-se em um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina. Logo o Festival alcançou o Brasil, o MERCOSUL, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Logo se tornou o evento do setor que mais gera resultados e negócios para o trade turístico. Na última edição, foram cerca de 10 mil participantes.

O nome mudou para FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo e a plataforma é apontada atualmente como o grande balcão de negócios para a temporada de verão no mercado interno e para promover a baixa temporada no mercado externo. O evento também contribuiu sensivelmente para um novo despertar do Turismo no Rio Grande do Sul. As entidades que estavam enfraquecidas pela inércia em que vivia o estado na época, tomaram forma e representatividade.

O Rio Grande do Sul, a partir do Festival do Turismo, reagiu e começou a mostrar novamente a sua força e suas potencialidades. Em 2018 o FESTURIS terá a sua 30ª edição, de 08 a 11 de novembro. Sempre procurando fomentar negócios turísticos em nível nacional e internacional, sem perder o foco para o benefício regional, a empresa Rossi & Zorzanello já organizou mais de mil eventos em três décadas. Destaque para outros projetos próprios que ganharam destaque e projeção nacional como o Chocofest, o Acorde Musical e mais recentemente a Gramado Summit. Fiel à missão de viabilizar e realizar eventos e negócios para pessoas físicas e jurídicas no Brasil e no mundo, de forma diferenciada e excelente, com credibilidade e garantia de sucesso, a empresa prospecta e executa eventos diversos, tais como congressos, seminários, feiras empresariais, lançamentos de produtos e inaugurações.

Com três décadas de atuação, a empresa é hoje exemplo de empreendedorismo, sendo reconhecida nacional e internacionalmente e apontada por profissionais do setor como grande incentivadora do desenvolvimento do turismo, da geração de negócios, empregos e renda. Tanto para a região, como para o país. Para Marta Rossi, o segredo do crescimento sólido e ordenado é saber escutar e implementar as demandas e sugestões viáveis da equipe e dos clientes. Aliás, é marca da empresa investir em sua equipe de profissionais. Além de cursos de qualificação, proporciona excelente ambiente de trabalho e oportunidade de crescimento profissional através de cursos e viagens de campo à sua equipe. As demandas dos colaboradores são priorizadas e atendidas dentro de um cronograma estabelecidas pela direção.

Com os clientes, a relação não é diferente. Toda sugestão de aprimoramento é registrada e avaliada, para então ser implementada. A empresa tem como filosofia oferecer o seu melhor para que os clientes sempre saiam não apenas satisfeitos com o resultado final do evento, mas encantados com o atendimento da equipe. Ao longo dos últimos 30 anos a Rossi & Zorzanello recebeu dezenas de prêmios e indicações nacionais e internacionais pelos serviços prestados na área de Turismo e Eventos.

Em 2009 a Rossi & Zorzanello sofreu uma grande perda: após a luta contra um câncer, uma das fundadoras, Silvia Zorzanello faleceu. Com a descoberta da doença os filhos de Marta: Marcus Rossi e de Silvia: Eduardo Zorzanello começaram a participar da empresa e o processo de sucessão, que segue atualmente, foi iniciado. Hoje, Marcus e Eduardo comandam a R&Z e seus projetos junto com Marta Rossi.

Data de publicação: 15/05/2018