Foi aprovado por unanimidade, na segunda-feira, dia 16 de abril, o projeto do Executivo que concede à Valesca de Calazans Perine, o título de Cidadã Gramadense.

Aprovada concessão de Título de Cidadã Gramadense à Valesca de Calazans Perine

Foi aprovado por unanimidade, na segunda-feira, dia 16 de abril, o projeto do Executivo que concede à Valesca de Calazans Perine, o título de Cidadã Gramadense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Gramado.  A solenidade será realizada juntamente com o Poder Legislativo em data a ser determinada.

Histórico

A homenageada foi gerada no seio de uma família que notadamente contribuiu para o desenvolvimento e fortalecimento da cidade de Gramado. Ela é filha de Terezinha Petersen de Calazans e Edson Freitas de Calazans. Valesca é neta de Júlio Floriano Petersen, que abraçou Gramado como sua cidade natal e cuja Câmara Municipal de Vereadores leva seu nome em homenagem a retidão de caráter e dignidade como ser humano, cidadão e político. Seu Floriano foi subprefeito e subdelegado da cidade, na época, ainda distrito de Taquara, além de respeitado dentista prático.

Apesar de desde sempre criada com fortes laços afetivos por Gramado, Valesca, por questões do destino, nasceu na capital gaúcha, Porto Alegre, ao invés da cidade que tanto ama. Em função do trabalho de seu pai, auxiliando o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, abrindo estradas nos lugarejos mais remotos, na primeira infância Valesca mudava frequentemente de cidade. Período em que vinha constantemente a Gramado passar temporadas com tios e avós, com os quais aprendia, com reforço de sua mãe, a querer bem esta terra e esta gente.

Aos sete anos de idade, Valesca muda-se definitivamente para Gramado, onde constrói sua vida como mulher, profissional, esposa, mãe e, sobretudo, cidadã.

Abraçou o magistério, ocupando o cargo de professora ao longo de toda a sua carreira profissional. Até hoje com tal é conhecida e amada por seus alunos, muitos já avós. Por 25 anos orientou, conduziu e facilitou processos de aprendizagem direcionados a faixas etárias distintas, desde o público infantil até o adulto. Sua natural empatia, somada ao olhar clínico e sensibilidade aguçada para diagnosticar problemas e encaminhar soluções deixou marcas generosas e significativas em seus educandos. Indubitavelmente, a Prof.ª Valesca contribuiu ativamente para a formação dos cidadãos gramadenses.

Sua experiência como educadora foi acrescida pela graduação e pós-graduação em filosofia, além de habilitação específica em psicologia e história. Nesse ínterim casa-se com Jayme Olavo Perine, filho de Francisco Perini e Angelina Bordin, outra família intimamente vinculada ao desenvolvimento de Gramado. Dessa união resultaram quatro filhos: Maria Terezinha, Ana Rita, Edson Francisco e Bibian. Todos gerados e nascidos nesta cidade.

Como partícipe cidadã, Valesca ainda exerceu as seguintes atividades:

I – integrou a Comissão Organizadora dos primeiros Festivais de Cinema de Gramado.

II – atuou na Liga Feminina de Combate ao Câncer por vários anos consecutivos, chegou à presidência da entidade e foi reeleita por aclamação, proporcionou apoio financeiro e emocional a grande número de pessoas e familiares pela instituição atendidos.

III – foi membro fundador do Conselho Municipal de Saúde e uma das responsáveis por sua implantação no município, presidindo a entidade por uma gestão.

IV – já aposentada no magistério, contribui com seu vasto conhecimento junto ao Museu Municipal Hugo Daros, que integra o Centro Municipal de Cultura de Gramado.

Data de publicação: 17/04/2018