Foi solicitado pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) informações à Prefeitura sobre quais as medidas tomadas para divulgação de orientações e informações para um diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil.

Rosi solicita informações sobre divulgação de orientações sobre câncer infantojuvenil

 

Foi solicitado pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) informações à Prefeitura sobre quais as medidas tomadas para divulgação de orientações e informações para um diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil.

“O pedido tem o intuito de trazer mais informações para a comunidade, tendo em vista que tal ação exerce um papel fundamental na vida das pessoas. Lembrando ainda, que no Brasil, nas crianças entre 1 e 18 anos, as neoplasias se destacam, respectivamente, como a quarta e quinta causa de morte. Quando se considera apenas a população com idade maior que 5 anos, o câncer é a primeira causa de morte por doença. Apesar disto, é, atualmente, uma doença com alto potencial de cura, podendo alcançar taxas acima de 80% quando diagnosticado precocemente e tratado de maneira adequada. Importa ressaltar que, ampliar a divulgação deste assunto, facilita que a comunidade tenha mais conhecimento do mesmo”, enfatizou.

Existem diferentes sinais pelos quais se pode supor que uma criança sofra de câncer. Fique atento a estes sinais:

  • Dores de cabeça pela manhã e vômito;
  • Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não desaparecem
  • Dores nas pernas  que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
  • Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
  • Aumento de tamanho de barriga;
  • Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Tipos de câncer mais frequentes na infância:

Leucemia

É o câncer mais comum na infância, variando de 25 a 35 % dos casos. É caracterizado pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea, impedindo que as células normais sejam produzidas, provocando infecções, palidez, sangramentos, dor nos ossos e articulações, fadiga, fraqueza, febre e perda de peso. As leucemias podem ter índices de cura de até 90%.

Tumores do Sistema Nervoso Central

Os tumores do sistema nervoso central, cérebro e cerebelo são os tumores sólidos bem frequentes na infância e representam próximo de 20% dos cânceres infantis. Podem causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão turva ou dupla, tontura e dificuldade para caminhar ou manipular objetos O diagnóstico do tipo exato de tumor é feito durante a cirurgia, entretanto imagens com ressonância magnética podem sugerir os diferentes tipos de tumores nestas regiões do sistema nervoso central.

Linfoma Não-Hodkin

Conhecido como câncer do sistema linfático, pode estar presente em qualquer parte do corpo, principalmente tórax e abdome. Quando na barriga, pode causar parada de evacuações e dor na barriga. Quando o linfoma é no tórax, pode causar tosse ou falta de ar. Quando diagnosticado precocemente, os índices de cura são de 80%. Ocorre na maioria dos casos em lactentes e crianças menores de 10 anos. Este tumor pode iniciar em qualquer lugar, mas é geralmente na barriga (abdômen), tórax e pescoço, perto da coluna vértebra. É notado como inchaço, podendo também causar dor óssea e febre.

Neuroblastomas

Os neuroblastomas são tratados com cirurgia e quimioterapia. Em alguns casos, indica-se radioterapia e transplante de medula. Inicia em um, ou raramente, ambos os rins, manifestando-se como uma massa no abdome, geralmente palpado pelas mães na hora do banho. Mais frequentemente encontrado em crianças de 3 e 4 anos de idade.  Todos os tumores do abdome podem ser confundidos com verminose. Se a criança tem aumento da barriga que não melhora, deve-se procurar um médico para avaliação. Os tumores que crescem próximos da coluna vertebral podem causar fraqueza nas pernas, dor e perda do controle da eliminação de fezes e urina.

Tumor de Wilms

Inicia em um, ou raramente, ambos os rins, manifestando-se como uma massa no abdome, geralmente palpado pelas mães na hora do banho. Mais frequentemente encontrado em crianças de 3 e 4 anos de idade. Pode mostrar-se como um inchaço ou caroço na barriga (abdômen). A criança pode ainda apresentar sangue na urina, dores abdominais e pressão alta. O exame mais indicado para o diagnóstico é o ultrassom. 

Sarcomas de Partes Moles

São tumores que podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afetam tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Existe um aumento progressivo, inchaço no local do tumor e, em geral, há dor e a pele pode ficar vermelha. Os sarcomas podem ocorrer na cabeça, no pescoço, na área genital, nos braços e nas pernas. Em adolescentes, pode localizar-se na região dos testículos, provocando aumento do escroto, sendo confundido com hérnias. O paciente não pode ter vergonha de contar seu problema ao médico.

Para diagnosticar os sarcomas é muito importante que um médico experiente em câncer realize uma biópsia, a fim de, examinar o tumor no microscópio. O tratamento dos sarcomas é feito em geral com cirurgia e quimioterapia.

Tumores ósseos

São mais frequentes em  adolescentes. Quase sempre a criança conta que teve uma batida, que causou dor, mas a dor não vai embora, provoca dor óssea, que piora à noite ou com atividade e pode causar inchaço na área ao redor do osso. O local mais comum  é logo acima ou logo abaixo do joelho. A pele pode ficar vermelha e quente e, quando o tumor cresce, é possível ver também um inchaço no local, podem ser confundidos principalmente com infecções ou dores de crescimento.

Para diagnosticá-lo, é importante fazer raio X do local doloroso, e um médico ortopedista, com bastante experiência em câncer, deve realizar uma biópsia com agulha sem cortar a pele. Os tipos mais comuns de tumores ósseos malignos são osteossarcoma e Sarcoma de Ewing. O tratamento é feito com cirurgia e quimioterapia. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para até 70%.

Retinoblastoma

No retinoblastoma, um sinal importante é o chamado "reflexo do olho do gato", embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Geralmente, acomete crianças antes dos 3 anos. Atualmente, a pesquisa desse reflexo pode ser feita desde a fase de recém-nascido. Alguns retinoblastomas são hereditários. Se outras pessoas da família já tiveram  o tumor, as crianças devem ser examinadas por um oftalmologista experiente desde a hora do nascimento para que o diagnóstico seja o mais precoce possível.

Data de publicação: 20/02/2018

Compartilhe!